São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, é uma pequena e bela vila de pescadores que preserva um clima calmo e simples, um pedaço de paraíso a cerca de 110 km ao norte de Natal, capital do estado.

O município, que foi fundado no dia 29 de setembro de 1884, mesmo dia dedicado a São Miguel Arcanjo, recebeu o apelido ‘Gostoso” e se tornou “São Miguel do Gostoso” devido a um antigo morador, que hospedava viajantes e contava histórias divertidas acompanhadas de sua risada alta e gostosa. Esse senhor ficou conhecido como Seu Gostoso, então passaram a se referir ao lugar como São Miguel do Gostoso.

As praias de São Miguel do Gostoso são bonitas, quase desertas e com faixas de areia extensas, atraem turistas do mundo todo, tanto os que buscam tranquilidade, sossego e descanso, quanto os que querem aventura e lazer, principalmente através de esportes aquáticos, como o Kitesurf e o Windsurf, visto que a região é conhecida pelos ventos que sopram forte e constantemente; para essa prática, a Praia do Cardeiro e a Ponta do Santo Cristo se destacam.

A Praia do Cardeiro é muito tranquila, com águas claras e calmas. É aqui que fica a Lagoa do Cardeiro, formada com águas da chuva. Também tem boa estrutura de atrações como bares e restaurantes.

A Praia do Maceió, a cerca de 5 minutinhos do centro, é sossegada, tem pouca movimentação e um visual belíssimo; de sua extensa faixa de areia você pode, inclusive, se deslumbrar com o por do sol especialmente bonito nesse lugar.

A Praia da Xepa é mais central, paralela à rua principal, é um charme noturno á parte, com opções de restaurantes, bares e lojas. Uma das prais mais agitadas dessa região. Historiadores explicam que seu nome se deve ao período da Segunda Guerra Mundial, quando as tropas do exército brasileiro, ali instaladas, chamavam a hora da refeição de “hora da xepa”.

Distante 15 minutos do centro de São Miguel do Gostoso, encontra-se a famosa praia de Tourinhos, que é emoldurada por lindas falésias, e é um dos lugares preferidos pelos turistas para nadar, pois é protegida dos ventos alíseos, e também para apreciar o por do sol!

Essas são apenas algumas das praias que encantam os visitantes, São Miguel do Gostoso tem muito mais a oferecer!

Por aqui, também é possível alugar bicicletas e quadriciclos para explorar a região, mas se preferir, poderá encontrar agências de passeios e poderá fazê-los de buggy, seja para praias, lagoas, ou até mesmo para a famosa Galinhos.

Todo ano, desde 2013, acontece aqui em São Miguel do Gostoso, a Mostra de Cinema de Gostoso, “sessões ao ar livre dos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros, e mesas de debate com realizadores convidados”.
O Réveillon de São Miguel do Gostoso também é muito famoso e procurado; costuma contar com cerca de 5 dias de festa e com atrações nacionais e internacionais.

Solicite sua Reserva